Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

“Somos mote inspirador para outros municípios”
Notícias

“Somos mote inspirador para outros municípios”

Autarca Isilda Gomes realça a oferta de Portimão no período natalício.

Está tudo a postos para mais uma edição de sucesso, pelo que as expetativas são altas, como não poderia deixar de ser, e se este não for o melhor Natal do País, para lá caminha, pois já somos mote inspirador para outros municípios.” As palavras são de Isilda Gomes, presidente da autarquia portimonense, e referem-se à edição deste ano de “Portimão, Um Sonho de Natal”, que termina no próximo dia 6 de janeiro.

Até ao Dia de Reis, as gentes de Portimão e os visitantes podem encontrar, na antiga lota, a Fábrica do Pai Natal, um espaço idealizado para as famílias, repleto de atividades criativas e pedagógicas. Além da antiga lota, há muita animação em outros espaços emblemáticos da cidade. Nestes locais privilegiados de convívio, existe o tradicional Mercadinho de Natal, no Jardim 1.º de Dezembro, uma pista de gelo verdadeiro com 200 m2 e o Palco Natal, na praça da República, o presépio com figuras em tamanho natural, no largo da Mó, e a Casa do Pai Natal, na praça Manuel Teixeira Gomes, a partir de onde o comboio de Natal percorrerá diversas artérias da cidade.

Entre as novidades da edição deste ano, a presidente da Câmara Municipal de Portimão destaca “a esfera de luz imersiva na praça da República, com tecnologia LED”. “Seguramente a maior inovação e que, tenho a certeza, atrairá todas as atenções”, acredita.

Isilda Gomes realça também “a forte aposta na prata da casa, tanto a nível musical como na participação de artesãos”. “É a prova de que temos gente extremamente talentosa nas mais diversas vertentes artísticas e criativas”, afirma. Não obstante, a autarca gosta mesmo é de falar das atrações do evento no geral porque “a programação voltou a considerar uma oferta de animação o mais abrangente possível, fundamentalmente dirigida às famílias”, até porque as propostas “valem pelo seu todo e resultam do sucesso alcançado nas anteriores edições”.

“Somos mote inspirador para outros municípios”

A esfera de luz imersiva na Praça da República, com tecnologia LED, atrairá todas as atenções.

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão

Por tudo isto, o balanço que a autarca faz das duas edições anteriores só poderia ser positivo. “É um projeto único que, desde 2021, já se pode consierar uma referência nacional, propondo às famílias a celebração em paz e harmonia de uma festa mágica. Uma vez que a programação cumpre um guião estabelecido nos últimos anos e que se tem revelado ganhador, creio mesmo que o fator ‘passa-palavra’ tem sido determinante para o aumento do número de visitantes, até porque ninguém paga pelas animações ao dispor em inúmeros locais de Portimão”, explica e continua: “Perante os dados recolhidos, é natural que o balanço seja extremamente positivo, na certeza de que não nos pouparemos a esforços para que estes dias sejam realmente marcantes e tenham cada vez mais encanto, ainda por cima quando atravessamos tempos tão difíceis, em que urge alimentar a esperança no futuro.”

Portimonenses aderiram desde a primeira hora

Isilda Gomes acrescenta ainda que o feedback que os munícipes lhe têm dado deste evento tem sido “bastante positivo!”. “Os portimonenses, que se orgulham da sua tradição de saber receber, aderiram desde a primeira hora ao conceito ‘Um Sonho de Natal’, contribuindo para a valorização deste projeto diferenciador, que envolve toda a sociedade local, do movimento associativo à comunidade escolar, sem esquecer os setores do turismo, restauração e comércio”, conta.

É-nos explicado que os munícipes assumem, em inúmeras facetas, as razões que justificam a aposta municipal e polo atrativo, colaborando na medida do possível e aderindo aos eventos programados, que impulsionam a economia local, ao aumentar as vendas e, por tabela, o volume de negócios. “Também é importante assinalar o apoio prestado às famílias, nomeadamente através da entrega de 7400 vouchers às crianças e jovens dos diversos ciclos de ensino, no valor unitário de 15 euros, entre outras iniciativas pensadas para valorizar o comércio local”, recorda Isilda Gomes.


Partilhe nas Redes Sociais